Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança

Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança

StarWarsEpisodioIVUmaNovaEsperanca

Gênero: Aventura / Ficção Cientifica
Duração: 125 min
Origem: EUA
Estréia – EUA: 25 de Maio de 1977
Estréia – Brasil: 18 de Novembro de 1977
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas
Elenco:
Mark Hamill (Luke Skywalker)
Harrison Ford (Han Solo)
Carrie Fisher (Princesa Leia Organa)
Peter Cushing (Grand Moff Wilhuff Tarkin)
Alec Guinness (Obi-Wan Kenobi)
Anthony Daniels (C3PO)
Kenny Baker (R2D2)
Peter Mayhew (Chewbacca)
David Prowse (Darth Vader)
Phil Brown (Tio Owen Lars)
Shelagh Fraser (Tia Beru Lars)
Alex McCrindle (General Jan Dodonna)
Eddie Byrne (Comandante Vanden Willard)
James Earl Jones (Darth Vader – Voz)

Sinopse: Luke Skywalker sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo, um mercenário, e junto com membros da resistência tentam destruir esta terrível ameaça.

Curiosidades:
– A Ameaça-Fantasma foi o primeiro filme da saga Star Wars a ser lançado nos cinemas. Apesar disto, na verdade sua história equivale ao quarto capítulo da saga. O motivo que fez George Lucas começar a contar a história por este capítulo, e não pelo primeiro, foi que a tecnologia da época tornava mais fácil levar às telas este capítulo. Apenas 22 anos depois, George Lucas resolveria lançar o primeiro capítulo, com o nome de Star Wars – Episódio I: A Ameaça-Fantasma.

– O título na época do lançamento foi Guerra Nas Estrelas. Com a inclusão dos novos episódios o título foi alterado para Episódio IV – Uma Nova Esperança.

– O primeiro roteiro de A Ameaça-Fantasma trazia Luke Skywalker como uma garota que iria resgatar seu irmão. A idéia foi abandonada logo depois, mas outra mais estranha ainda foi cogitada: Luke seria um anão errante que exploraria um mundo repleto de gigantes. A versão definitiva do roteiro apenas ficou pronta em 1976, um ano antes do lançamento do filme.

– A composição do personagem Luke Skywalker, bem como os sabres de luz, fori inspirada em antigos contos de samurais.