Star Wars Episódio II – O Ataque dos Clones

Star Wars Episódio II – O Ataque dos Clones

StarWarsEpisodioIIOAtaqueDosClones

Gênero: Aventura / Ficção Cientifica
Duração: 142 min
Origem: EUA
Estréia – EUA: 16 de Maio de 2002
Estréia – Brasil: 01 de Julho de 2002
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas
Elenco:
Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi)
Hayden Christensen (Anakin Skywalker)
Natalie Portman (Senadora Padmé Amidala)
Ian McDiarmid (Chanceler Palpatine / Darth Sidious)
Pernilla August (Shmi Skywalker)
Jack Thompson (Cliegg Lars)
Anthony Daniels (C-3PO / Tenente Faytonni)
Christopher Lee (Conde Dooku / Darth Tyranus)
Samuel L. Jackson (Mace Windu)
Frank Oz (Yoda – voz)
Andrew Secombe (Watto – voz)
Oliver Ford Davies (Sio Bibble)
Silas Carson (Viceroy Nute Gunray / Ki-Adi-Mundi)
Kenny Baker (R2-D2)
Ahmed Best (Jar Jar Binks / Achk Med-Beq – vozes)
Jimmy Smits (Senador Bail Organa)
Ayesha Dharker (Rainha Jamillia)
Joel Edgerton (Owen Lars)
Bonnie Piesse (Beru Whitesun)
Temuera Morrison (Jango Fett)
Daniel Logan (Boba Fett)

Sinopse: Attack of the Clones–>Dez anos após a tentativa frustrada de invasão do planeta Naboo, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Padmé Amidala (Natalie Portman) estão juntos novamente. Neste período de tempo Obi-Wan passou de aprendiz a professor dos ensinamentos jedi para Anakin, sendo que ambos foram destacados para proteger a agora senadora Amidala, que tem sua vida ameaçada por facções separatistas da República, que ameaçam desencadear uma guerra civil intergalática. Com o passar do tempo surge um romance proibido entre Anakin e Amidala, pois os cavaleiros jedi não têm permissão para se apaixonarem.

Curiosidades:
– Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones é o 2º filme da nova trilogia baseada na saga Star Wars, tendo sido precedido por Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça-Fantasma (1999) e seguida por Star Wars: Episódio 3 – A Vingança dos Sith (2005). Já os filmes da primeira trilogia são Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), cujos acontecimentos são cronologicamente posteriores aos mostrados na nova trilogia.

– Vários atores fizeram testes ao longo do processo de escolha do intérprete de Anakin Skywalker em Episódio 2. Entre eles estiveram Paul Walker, Ryan Phillippe, Colin Hanks e Leonardo DiCaprio.

– O processo de escolha do ator que interpretaria Anakin Skywalker em Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones foi extremamente trabalhoso. Após receber currículos de milhares de atores para o papel, a diretora de elenco Robin Gurland seleciou 442 candidatos, os quais entrevistou individualmente. Um grupo de 25 atores foi então selecionado e apresentado ao diretor George Lucas, através de fitas pré-gravadas. Destes o próprio Lucas selecionou 4 atores, que se reuniram em maio de 2000 no Rancho Skywalker, de propriedade do próprio George Lucas, para realizarem testes de vídeo com a atriz Natalie Portman. Somente após todas estas etapas é que foi escolhido o intérprete de Anakin Skywalker.

– As filmagens de Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones tiveram início exatamente 3 anos após o início das filmagens de Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça-Fantasma.

– Assim como fez Ewan McGregor no início das filmagens de Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça-Fantasma, o ator Hayden Christensen fez por conta própria no início das filmagens barulhos dos movimentos do sabre de luz usado por seu personagem em Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones. Ao perceber a brincadeira de Christensen, o diretor George Lucas disse a ele que provavelmente o pessoal encarregado pelos efeitos sonoros do filme faria um trabalho melhor na pós-produção.

– As Guerras Clônicas mostradas em Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones foram citadas pela primeira vez por Obi-Wan Kenobi em Guerra nas Estrelas.

– A garagem em Tattooine onde Luke Skywalker limpou os andróides C-3PO e R2-D2 em Guerra nas Estrelas foi reconstruída para Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones.

– Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones foi o primeiro filme que transmitiu ao vivo durante uma semana seu processo de filmagens.

– Os integrantes da banda N’Sync chegaram a rodar algumas cenas de uma batalha como cavaleiros jedis, que seriam vistas em Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones. Todos os integrantes seriam apenas figurantes nesta cena, aparecendo apenas por alguns segundos, atendendo ao pedido da filha de George Lucas. Entretanto, devido aos constantes protestos dos fãs da saga Star Wars, tais cenas acabaram sendo retiradas da edição final do filme.