Sangue Negro

Sangue Negro

SangueNegro

 

Gênero: Drama / Suspense
Duração: 158 min
Origem: EUA
Estréia – EUA: 26 de Dezembro de 2007
Estréia – Brasil: 15 de Fevereiro de 2008
Estúdio: Buena Vista International
Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Produção: Paul Thomas Anderson, Daniel Lupi, Joanne Sellar

Sinopse: Um grandioso épico sobre família, fé, poder e petróleo, “Sangue Negro” se passa na fronteira incendiária da Califórnia na explosão petrolífera da virada do século. A história gira em torno da época e da vida de Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que se transforma de um mineiro de minas de prata derrotado e pai solteiro em um magnata do petróleo que venceu pelo próprio esforço. Quando Plainview fica sabendo, misteriosamente, da existência de uma pequena cidade no Oeste em que um mar de petróleo está transbordando do solo, ele segue para lá com seu filho, H.W. (Dillon Freasier), para tentar a sorte na pequena e empoeirada Little Boston. Nesta cidade difícil, em que a grande diversão é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano), Plainview e H.W. tentam sua jogada da sorte. Mas mesmo quando o poço lhes traz toda a sua fortuna, nada permanecerá igual, uma vez que a escalada de conflitos e de todos os valores humanos – amor, esperança, comunidade, crença, ambição e até mesmo o elo entre pai e filho – são postos em perigo por causa da corrupção, fraude e do petróleo. “Sangue Negro” é o quinto filme do escritor e diretor Paul Thomas Anderson (“Embriagado de Amor”, “Magnólia”, “Boogie Nights – Prazer Sem Limites”, “Jogada de Risco”). O roteiro de Anderson é livremente baseado no clássico romance de 1920, Oil!, de Upton Sinclair.

Curiosidades:

<-> O diretor Paul Thomas Anderson declarou que assistiu a O Tesouro de Sierra Madre (1948) toda noite antes de iniciar as filmagens de Sangue Negro.
<-> Daniel Day-Lewis aceitou o convite para atuar em Sangue Negro por ter se tornado fã de Paul Thomas Anderson ao assistir seu filme anterior, Embriagado de Amor (2002). Segundo a produtora JoAnne Sellar, caso Day-Lewis tivesse recusado o papel o filme não seria feito.
<-> Daniel Day-Lewis teve um ano para se preparar para seu personagem em Sangue Negro.
<-> Paul Dano declarou em entrevista que fora inicialmente contratado apenas para interpretar Paul Sunday, com outro ator sendo escalado para interpretar Eli Sunday. Entretanto após Dano rodar uma cena como Paul Sunday o diretor Paul Thomas Anderson resolveu dar a ele este personagem, que era um papel bem maior. Posteriormente Anderson alterou o roteiro de forma que Paul e Eli Sunday fossem gêmeos idênticos, o que permitiria que Paul Dano interpretasse ambos.
<-> O convite a Paul Dano para que interpretasse ambos os personagens foi feito numa quinta, sendo que 4 dias depois ele já teria que rodar cenas como Eli Sunday.
<-> Dillon Freasier não era um ator, mas um estudante que vivia próximo às locações de Sangue Negro. Os produtores tiveram que convencer sua mãe para que o garoto pudesse interpretar H.W. Plainview no filme. Como não conhecia Daniel Day-Lewis ela alugou Gangues de Nova York (2002) e, após assisti-lo, ficou horrorizada com a possibilidade do filho conviver algum tempo com o homem que viu no filme. Foi então que os produtores forneceram a ela uma cópia de A Época da Inocência (1993), também estrelado por Day-Lewis, no qual interpretava um homem gentil.
<-> As filmagens ocorreram entre 5 de junho e 25 de agosto de 2006.
<-> O 1º diálogo do filme apenas é dito após 11 minutos e 33 segundos.
<-> O orçamento de Sangue Negro foi de US$ 25 milhões.

Premiações:

<-> Ganhou 2 Oscars, nas categorias de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição de Som.
<-> Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama (Daniel Day-Lewis), além de ser indicado na categoria de Melhor Filme – Drama.
<-> Ganhou o BAFTA de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Paul Dano), Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Desenho de Produção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
<-> Ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor e o prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Berlim.

Tags: ,