Band of Brothers – 1ª Temporada

Band of Brothers

( 1ª Temporada )

bandofbrothers

Gênero: Aventura / Drama / História / Guerra
Origem: EUA / UK
Produção: David Frankel ; Tom Hanks ; Stephen Ambrose (book) ; Erik Jendresen… etc
Elenco:
Damian Lewis…. Maj. Richard D. Winters
Donnie Wahlberg …. 2nd Lt. C. Carwood Lipton
Ron Livingston …. Capt. Lewis Nixon
Matthew Settle …. Capt. Ronald Speirs
Rick Warden …. 1st Lt. Harry Welsh
Frank John Hughes …. SSgt. William ‘Wild Bill’ Guarnere
Scott Grimes …. TSgt. Donald Malarkey
Neal McDonough …. 1st Lt. Lynn ‘Buck’ Compton
Rick Gomez …. Sgt. George Luz
Eion Bailey …. Pvt. David Kenyon Webster
James Madio …. Sgt. Frank Perconte
Kirk Acevedo …. SSgt. Joseph Toye
Michael Cudlitz …. Sgt. Denver ‘Bull’ Randleman
Richard Speight Jr. …. Sgt. Warren ‘Skip’ Muck
Dexter Fletcher …. SSgt. John Martin

Sinopse:
A idéia para Band Of Brothers surgiu após Tom Hanks e Steven Spielberg terem filmado O Resgate do Soldado Ryan (1998). Os dois tinham projetos para novas produções sobre a Segunda Guerra Mundial e decidiram trabalhar juntos novamente em Band Of Brothers, minissérie em 10 capítulos inspirada no livro homônimo de Stephen E. Ambrose. O resultado foi uma superprodução de US$ 120 milhões – a mais cara da história da TV.

A história acompanha a trajetória de um grupo de homens (Easy Company) desde o primeiro dia de treinamento até o final da guerra, passando por todos os principais acontecimentos do cenário europeu. A narrativa humaniza os soldados, procurando retratá-los como homens comuns, mostrando o que eles gostavam, o que temiam, como eles se relacionavam uns com os outros e o que era importante para eles. E a fim de conferir um tom ainda maior de veracidade à série, cada um dos roteiros foi levado para apreciação de sobreviventes da Companhia Easy.

Curiosidades:
Para recriar as 11 cidades e vilas européias em que a ação se desenrola, a principal locação tinha 12 acres. Mais de 10 mil extras trabalharam nos episódios, nos quais foram utilizadas 700 armas autênticas e quase 400 de borracha. Foram utilizados um avião C-47 autêntico e tanques restaurados de acordo com as especificações originais. Do budget total, US$ 17 milhões foram gastos apenas na construção – os custos de produção e cenário ultrapassaram os da produção de O Resgate do Soldado Ryan.

No elenco estão Damian Lewis, como Richard Winters, o oficial-comandante da companhia; Ron Livingston (Swingers – Curtindo a Noite), interpretando Lewis Nixon, um dos mais próximos amigos de Winters; além de Donnie Wahlberg (O Sexto Sentido) e David Schwimmer (da série Friends).

Premiações:
A minissérie foi a grande vencedora do Oscar da TV norte-americana, com nada menos que seis troféus. Além de ter sido a vencedora na categoria Minissérie, Band of Brothers venceu ainda os prêmios de Melhor Edição de Imagem, Edição de Som, Mixagem de Som e Seleção de Elenco. Phil A. Robinson (A Soma de Todos os Medos), Richard Loncraine (Ricardo III), Mikael Salomon (O Segredo do Abismo), David Nutter (Arquivo X – TV), Tom Hanks (The Wonders – O Sonho Não Acabou), David Leland (Gostaria Que Você Estivesse Aqui), David Frankel (Sex and The City – TV) e Tony To (Da Terra à Lua – TV) levaram ainda o prêmio de Melhor Direção. Fora o Emmy, a minissérie conquistou o Globo de Ouro e o prêmio do AFI (American Film Institute) como Minissérie do Ano.

RESUMO:

Episódio 1 – Currahee
Direção: Phil Alden Robinson

Em 1942, um grupo de jovens norte-americanos prepara-se para entrar no novo regimento das Forças Armadas, as tropas pára-quedistas denominadas Easy Company. A primeira missão desta companhia será invadir a Europa ocupada. Sob a severa liderança do tenente Sobel (David Schwimmer), os membros do regimento passam de simples civis a um dos melhores grupos de elite do Exército. Durante o treinamento, aumenta a rivalidade entre Sobel e o tenente Winters (Damian Lewis). Mas o “Dia D” se aproxima: os aviões estão prontos, centenas de pilotos aguardam ordens e a Normandia abrirá suas portas aos Aliados.

Episódio 2 – O Dia dos Dias (Day of Days)
Direção: Richard Loncraine

Chega o “Dia D”, 6 de junho de 1944. Centenas de tropas pára-quedistas sobrevoam o Canal da Mancha em direção à França, enquanto o oficial Winters aterrissa sozinho no campo. Ao perder seu rifle no salto, ele tenta encontrar o restante do grupo; sua única arma: uma faca. Nessa missão, os Aliados devem desarmar um comboio alemão e inutilizar suas peças de artilharia. A missão foi planejada para ter sucesso, mas um fracasso custará muito caro aos Aliados.

Episódio 3 – Carentan
Direção: Mikael Salomon

Dois dias depois da invasão, alguns pára-quedistas continuam perdidos. No avanço em direção ao vilarejo de Carentan, a unidade sofre muitas baixas e surge outro problema: uma lesão na perna de Winters Embora outras forças venham ajudar no combate, os feridos deverão reunir toda sua coragem para ficar em pé e disparar contra o inimigo. Trinta e seis dias depois, a Easy Company estará de volta à Inglaterra, mas a celebração será curta.

Episódio 4 – Os Substitutos (Replacements)
Direção: David Nutter

Novo objetivo: a Holanda ocupada. A população de Eindhoven os recebe como libertadores. Quando as unidades chegam, acompanhadas de um grupo de tanques britânicos, são surpreendidas por uma força alemã superior e têm de retroceder. O sargento Randleman esconde-se em uma fazenda e mata um soldado errante com sua baioneta. A operação Holanda parece fracassar.

Episódio 5 – Encruzilhadas (Crossroads)
Direção: Tom Hanks

O tenente Winters guia seu contingente a uma arriscada missão em um dique alemão. Mas ele é promovido e a Companhia troca de mãos; agora é a vez do oficial Heyliger, que encabeça uma operação resgate. Alguns soldados britânicos têm de escapar de Arnhem, povoado sitiado pelas tropas alemãs. Hitler planeja contra-atacar no bosque de Ardentes. Tão valente quanto mal-equipada, e com a ajuda de Winters, a Easy Company pretende enfrentá-lo.

Episódio 6 – Bastogne
Direção: David Leland

O ataque alemão é inevitável. As tropas esperam, entrincheiradas, no povoado belga de Bastogne. O Dr. Roe trata de encontrar morfina e todo material necessário para tratar dos ferimentos de combate. Em sua busca por remédios, conhece uma bela enfermeira belga, disposta a ajudá-lo. É Natal e não há sinais de trégua. Em meio à fome e à desolação, os homens se preparam para celebrar a data, mesmo estando nas trincheiras.

Episódio 7 – A Gota D’Água (The Breaking Point)
Direção: David Frankel

O sargento Lipton empenha-se em manter a Companhia unida durante um feroz bombardeio, que tira a vida de muitos veteranos, enquanto outros ficam mutilados. O moral está baixo no front. Na nova missão, o medo ameaça transformar-se em fator determinante. Mas o oficial Speirs entra em ação, guiando as tropas na tomada de Foy, um povoado próximo à zona de combate.

Episódio 8 – A Patrulha (The Last Patrol)
Direção: Tony To

O novo avanço da Easy Company é em direção a um povoado na Alsácia, perto da fronteira alemã. Apenas um rio separa as duas forças. O oficial Jones oferece-se para comandar uma missão, cujo objetivo é tomar alguns prisioneiros que forneçam informações. A frustrada campanha em Bastogne ainda pesa sobre suas cabeças e boas notícias se fazem necessárias. Dois soldados inimigos são capturados; eles haviam assassinado um companheiro.

Episódio 9 – Por Isso Nós Lutamos (Why We Fight)
Direção: David Frankel

Finalmente a Easy Company entra na Alemanha, onde não encontra resistência. O ‘inimigo’ não se diferencia muito deles mesmos e os veteranos aproveitam para relaxar e confraternizar com os moradores locais. O capitão Nixon volta falando cinicamente sobre a guerra e bebendo demais. Surgem muitos campos de concentração abandonados, com prisioneiros judeus desnutridos. E enquanto atendem as vítimas, chega a grande notícia: Hitler se suicidou.

Episódio 10 – Points
Direção: Mikael Salomon

A Easy Company entra em Berchtesgaden, antigo lar dos chefes do Terceiro Reich. Juntos, celebram a vitória no topo da montanha de Hitler. As tropas seguem para a Áustria para restabelecer a ordem. Várias divisões serão enviadas ao Teatro das Operações do Pacífico e apenas alguns felizardos voltarão para casa. Mas em um campo de beisebol austríaco, Winters lhes dá a notícia: o Japão se rendeu e a guerra chega ao fim.